Como adicionar imagem de referĂȘncia para facilitar sua modelagem 3D

[ATUALIZADO EM 13/03/2014]

OBS: Imagem de Fundo Ă© usada geralmente com Blueprints, para auxiliar na modelagem de um determinado objeto. Se vocĂȘ estĂĄ tentando colocar uma imagem atrĂĄs de um cenĂĄrio, por favor, insira um objeto, e dĂȘ a ele uma textura com uma imagem. Para saber como clique aqui.

Continuando....

Quando eu iniciei com o Blender ele estava na versĂŁo 2.57, foi maior dor de cabeça atĂ© descobrir como colocar uma imagem de fundo para uma modelagem de rosto, por exemplo. EntĂŁo pesquisei, e achei um video no youtube que tirou minhas dĂșvidas, e resolvi fazer um tutorial completo, aqui, no BlenderUP, espero que gostem ^^.



Primeiramente, entenda que o Blender possui dois modos de visĂŁo, OrtogrĂĄfico e Perspectiva, e que imagens em background no Blender sĂł sĂŁo visualizadas no modo OrtogrĂĄfico nos Ăąngulos de visĂŁo frontal (1), lateral (3) e topo (7), ou seus lados invertidos (Ctrl + 1, 3, ou 7). A tecla 5 Ă© o atalho para alternar entre esses modos.

O atalho N abre o painel lateral direito onde se encontra a opção "Background Images".

Clique na imagem para ampliar

Marcamos a opção "Background Images", clicamos em "Add Image", se o "Not Set" estiver fechado então expandimos ele, e clicamos em "Open", e então buscamos a imagem desejada.


VocĂȘ pode abrir dois quadros e entĂŁo adicionar uma imagem frontal para um, e a imagem lateral para outro.

Clique na imagem para ampliar

Nas configuraçÔes da imagem temos o controle da opacidade, o tamanho (Size), e a posição da imagem em X (para os lados) e Y (para cima e para baixo).

Recomendo usarem imagens com extensÔes .JPEG (.JPG) e .PNG. Ou .TIF.

Pronto, estå aí o tutorial completo de como adicionar uma imagem de fundo no Blender 2.5 até 2.7x ^^.

Por favor, se vocĂȘ curtiu este tutorial, nĂŁo deixe de comentar, isso eh muito importante para o desenvolvimento do site, ok. t+



Postagem Anterior PrĂłxima Postagem