Animação Simples no Blender

[ATUALIZADO EM 11/10/2012]

Fazer uma animação no Blender é muito simples, você só precisa ter uma noção de enquadramento da câmera, iluminação e posicionamento dos objetos na cena.


Basicamente, precisa-se de um objeto e uma câmera. Então, temos a Timeline, onde indicaremos os frames. Temos ainda o Dopesheet e o Graph Editor, onde poderemos editar, de forma mais profissional, a nossa animação.



Primeiramente devemos posicionar os objetos nos seus devidos lugares.

Nesse tutorial eu usei 4 meshs:

1 cubo, usado para fazer a rampa;
1 esfera, que será a bolinha a descer pela rampa;
1 circulo, usado pra criar um copo, que por sua vez vai aparar a bolinha quando ela descer a rampa;
e 1 plano, usado para preencher o fundo da cena, já que a imagem será vista de cima, então precisamos de um "piso", senão fica a impressão de que os objetos estariam flutuando...

Com todos os objetos devidamente posicionados, com a iluminação adequada, enquadramento adequado, e algumas cores (veja como aplicar cores a objetos) e texturas (veja como aplicar texturas) adicionadas a esses objetos, estamos prontos para fazer a nossa animação. No caso, só a esfera será animada. Sim, porque a ideia aqui é: FAZER A BOLINHA DESCER PELA RAMPA E CAIR NO COPO.

Vamos começar:

Posicione a esfera no inicio da rampa, la em cima. Agora vá até a Timeline, e na opção END coloque o valor de 35 frames (quadros), ou seja, a nossa animação terá um total de 35 frames. Isso dá uns 2 segundos de animação.  Parece rápido, mas é o básico. Após aprender isso, você vai entender perfeitamente como prosseguir em animações futuras.



Marque a opção de Inserção Automatica de Keyframes para Objetos e Ossos, na Timeline, antes de começar a inserir os Keyframes (quadros chave).



Agora, dentro da Timeline, clique no primeiro frame, como mostrado na figura, depois pressione "I" para inserir um Keyframe, insira um do tipo LOCATION. Isso vai marcar o início da animação.

Clique na imagem para ampliar.

Os próximos Keyframes podem ser inseridos simplesmente clicando na posição escolhida, dentro da Time Line, como mostra a figura com 6 Keyframes.

Clique na imagem para ampliar.

Se você conhece os princípios de uma animação stop-motion (quadro a quadro) deve saber que um objeto modificado no segundo ~ terceiro ~quarto... quadros, cria a ilusão de animação.

No Blender, esse princípio é parecido, se você fizer alguma modificação no objeto, nas keyframes seguintes, isso vai criar um efeito de movimento.

Note como os Keyframes estão localizados na Timeline. Cada Keyframe desses indica que o objeto (no caso da esfera) sofreu uma modificação. Nesse caso, eu apenas levei ela para frente, pra criar a ilusão de movimento.



Então, você vai ajustando esses movimentos a cada Keyframe criado.

Precionando Alt + A você pode ver como ta ficando a animação. Pode também deslizar o mouse sobre a Timeline, ou pressionar o botão Start.

Se precisar fazer alguma modificação nos movimentos da esfera, vá até ANIMATION, e lá você vai encontrar as opções de alteração.


Clique na imagem para ampliar.
Aproveite, e marque a opção AMBIENT OCCLUSION, lá nas configurações de World (Mundo). Isso da um efeito bem legal ao ambiente.

Quando estiver tudo OK, é só escolher o arquivo de video de saída, no meu caso eu escolhi AVI RAW. Então pressione Ctrl + F12, ou clique em Render Animation, e espere terminar.

Clique na imagem para ampliar.



O arquivo vai para a pasta TMP, localizada em Meu Computador > tmp.

Minha animação final ficou assim:


Se você é cheio de idéias, aproveite para melhorar a animação além desse tutorial. Use sua criatividade e crie animações incríveis.

Esse tutorial foi só o básico. Muito mais dá pra fazer com essas ferramentas. É só deixar a imaginação fluir!

Qualquer dúvida, por favor deixe uma pergunta em Sujestões & comentários.

Se você gostou desse tutorial, deixe um comentário logo abaixo, isso nos dá um "UP" para seguir em frente. Att ^^
Postagem Anterior Próxima Postagem