+
Antes de sair, poderia se inscrever no meu canal no YouTube?

Chega de dor de cabeça! Aprenda como ajustar as Normais nos seus modelos 3D

Acredito que você já viu alguém com algum desses problemas, não é?: "Gente, a malha do meu modelo tá com umas manchas pretas, como eu resolvo isso?" ou "O rig do meu personagem ta puxando pro lado, o que que ta acontecendo?" ou "O cabelo do meu boneco ta pra dentro, e agora?"



Normalmente, é só inverter as Normais: Ctrl + N.
Normais?OK! Problema resolvido! Mas, o que são as Normais? O.o

Eu também queria saber. E foi então que buscando fundo na net acabei encontrando uma explicação sobre isso, e resolvi traduzir e explicar do meu jeito!

Normal, é basicamente a direção para onde uma face ou um vértice está apontando. Normais determinam coisas, como por exemplo a direção do emitter de um objeto, a forma como o fio de cabelo vai ficar, e como o Shader Glossy com Fresnel no Cycles vai reagir a determinado objeto. É fácil descobrir o caminho para onde a Normal está apontando.

No painel lateral direito (N), procure por Shading e marque  Backface Culling. Isso vai mostrar as faces como se elas estivessem na Game Engine, se a normal estiver apontada para dentro, a face ficará invisível.

Também no mesmo painel, procure por Mesh Display, e marque uma das opções para mostrar as direções, em forma de linhas, das normais de cada face ou de cada vértice.



Para recalcular as Normais para fora: Ctrl + N
Para recalcular as Normais para dentro: Ctrl + Shift + N
Para inverter as Normais: Ctrl + F e escolha "Flip Normals"; essas opções também estão presentes no painel lateral esquerdo.



Fonte:
http://renderedsmoothie.wordpress.com/2013/04/17/normals-in-blender/

Então, é isso pessoal. Espero que tenham curtido essa publicação, e por favor, participem dos nossos grupos de Blender no Facebook! vlw (y)
Postagem Anterior Próxima Postagem