Chega de dor de cabeça! Aprenda como ajustar as Normais nos seus modelos 3D

Acredito que você já viu alguém com algum desses problemas, não é?: "Gente, a malha do meu modelo tá com umas manchas pretas, como eu resolvo isso?" ou "O rig do meu personagem ta puxando pro lado, o que que ta acontecendo?" ou "O cabelo do meu boneco ta pra dentro, e agora?"



Normalmente, é só inverter as Normais: Ctrl + N.
Normais?OK! Problema resolvido! Mas, o que são as Normais? O.o

Eu também queria saber. E foi então que buscando fundo na net acabei encontrando uma explicação sobre isso, e resolvi traduzir e explicar do meu jeito!

Normal, é basicamente a direção para onde uma face ou um vértice está apontando. Normais determinam coisas, como por exemplo a direção do emitter de um objeto, a forma como o fio de cabelo vai ficar, e como o Shader Glossy com Fresnel no Cycles vai reagir a determinado objeto. É fácil descobrir o caminho para onde a Normal está apontando.

No painel lateral direito (N), procure por Shading e marque  Backface Culling. Isso vai mostrar as faces como se elas estivessem na Game Engine, se a normal estiver apontada para dentro, a face ficará invisível.

Também no mesmo painel, procure por Mesh Display, e marque uma das opções para mostrar as direções, em forma de linhas, das normais de cada face ou de cada vértice.



Para recalcular as Normais para fora: Ctrl + N
Para recalcular as Normais para dentro: Ctrl + Shift + N
Para inverter as Normais: Ctrl + F e escolha "Flip Normals"; essas opções também estão presentes no painel lateral esquerdo.



Fonte:
http://renderedsmoothie.wordpress.com/2013/04/17/normals-in-blender/

Então, é isso pessoal. Espero que tenham curtido essa publicação, e por favor, participem dos nossos grupos de Blender no Facebook! vlw (y)
Postagem Anterior Próxima Postagem