[ATUALIZADO EM 13/03/2014]
OBS: Imagem de Fundo é usada geralmente com Blueprints, para auxiliar na modelagem de um determinado objeto. Se você está tentando colocar uma imagem atrás de um cenário, por favor, insira um objeto, e dê a ele uma textura com uma imagem. Para saber como clique aqui.
Continuando....
Quando eu iniciei com o Blender ele estava na versão 2.57, foi maior dor de cabeça até descobrir como colocar uma imagem de fundo para uma modelagem de rosto, por exemplo. Então pesquisei, e achei um video no youtube que tirou minhas dúvidas, e resolvi fazer um tutorial completo, aqui, no BlenderUP, espero que gostem ^^.
OBS: Imagem de Fundo é usada geralmente com Blueprints, para auxiliar na modelagem de um determinado objeto. Se você está tentando colocar uma imagem atrás de um cenário, por favor, insira um objeto, e dê a ele uma textura com uma imagem. Para saber como clique aqui.
Continuando....
Primeiramente, entenda que o Blender possui dois modos de visão, Ortográfico e Perspectiva, e que imagens em background no Blender só são visualizadas no modo Ortográfico nos ângulos de visão frontal (1), lateral (3) e topo (7), ou seus lados invertidos (Ctrl + 1, 3, ou 7). A tecla 5 é o atalho para alternar entre esses modos.
O atalho N abre o painel lateral direito onde se encontra a opção "Background Images".
Clique na imagem para ampliar |
Marcamos a opção "Background Images", clicamos em "Add Image", se o "Not Set" estiver fechado então expandimos ele, e clicamos em "Open", e então buscamos a imagem desejada.
Você pode abrir dois quadros e então adicionar uma imagem frontal para um, e a imagem lateral para outro.
Nas configurações da imagem temos o controle da opacidade, o tamanho (Size), e a posição da imagem em X (para os lados) e Y (para cima e para baixo).
Recomendo usarem imagens com extensões .JPEG (.JPG) e .PNG. Ou .TIF.
Pronto, está aí o tutorial completo de como adicionar uma imagem de fundo no Blender 2.5 até 2.7x ^^.
Recomendo usarem imagens com extensões .JPEG (.JPG) e .PNG. Ou .TIF.
Pronto, está aí o tutorial completo de como adicionar uma imagem de fundo no Blender 2.5 até 2.7x ^^.
Por favor, se você curtiu este tutorial, não deixe de comentar, isso eh muito importante para o desenvolvimento do site, ok. t+
Muito bom! Valeu!
ResponderExcluirVlw! amigão ajudo mt parabens pela organizção ae
ResponderExcluirnão dá pra colocar tipo uma espada essas coisas assim???
ResponderExcluirDá sim. Você pode colocar qualquer imagem que queira modelar XD
ExcluirMuito bom o tutorial! isso é muito útil pra modelagem parabéns!
ResponderExcluirótimo tutorial mas quando eu faço aperto no teclado numérico não acontece nada e por isso a imagem não aparece...alguém pode me ajudar?
ResponderExcluirObservação eu estou usando o blender 2.60 portable
Olá Gustavo, a tecla 5 é apenas para mudar entre Ortho e Perspectiva.
ExcluirImagem de fundo no blender só funciona no modo Ortho. Se você estiver nesse modo, e usar, por exemplo 1, que é a visão frontal, a imagem vai aparecer. O mesmo acontece pressionando 3 (visão lateral) e 7 (visão do topo).
Eu nunca usei Blender portable, por isso não sei dizer se seria isso a causa de você não conseguir ver a imagem :/
Eu só conseguir inserir a imagens, pq tive a ideia de pegar na pasta clicar segurar e arrastar e soltar no objeto dentro do blender, da forma correta como vc faz, esse programa de baixa renda, não estar fazendo mano! Mas ta bom, pelo menos agora vou poder praticar modelagem, é uma pena q os caras q fazem esses tutor de modelagem conversam muito e não esclarecem os comando a cada clique de comandos e funções q executam nos tutor. Obrigado ae dom.
ExcluirObrigado cara, eu consegui eu só tive que mudar para Ortho manualmente.Parabéns pelo blog e pelos tutoriais
ResponderExcluirÉ isso ae. Vlw bro! Qualquer dúvida é só perguntar XD
Excluirmuito obrigado, você me salvou. Já fazia 1 hora que eu procurava onde fazer isso e os videos do you Tube não eram tão explicativos assim... Mas seu tutorial me ensinou, e então já estou um passo mais a frente. Detalhe: Sou iniciante... Agora só preciso saber como modificar o cubo e como editá-lo kkkkkkkk vlw
ResponderExcluirTrabalhar com a malha é muito divertido. Dá pra fazer milagre usando um cubo XD. Use bastante os atalhos, isso facilita imensamente teu trabalho. ^^
ExcluirEstou usando a versão 2.65...segui o passo a passo e não aparece a imagem, o que pode estar errado.
ResponderExcluirTalvez a imagem tenha extensão ou tamanho errados; se for extensão, tente usar apenas imagens .jpg, .png ou .tif... e se for pelo tamanho, altere a configuração do "Size" pra aumentar o tamanho dela no background. Lembrando ainda, que é preciso estar em "Ortho" e com uma visão definida (1- frontal ou 3- lateral).
ExcluirObrigado pelas dicas, agora deu certo.
ExcluirValeu
Não consigo! Estou com a versão 2.48. Clico no N e não aparece a janela lateral com as opções, ao invés disso aparece uma outra janela menor, com os dizeres Propr Tranformação, logo embaixo tem 'Cube' e vários códigos... mas nenhum deles leva a janela blackgraund, no extremo de baixo tem o item 'link scale', que também não leva a nada.
ResponderExcluirO que eu tenho que fazer?
Olá Cicio Bonneges.
ExcluirNas versões 2.4x do Blender você não precisa pressionar "N" para acessar nenhum painel. Simplesmente clique em "View" e marque a opção "Background", então vc vai em "Load" e procura a imagem .JPG ou .PNG... O restante pode seguir pelo tutorial acima :)
tava com o mesmo problema ..quando tava pra desistir eu achei o que no meu caso tava me impedindo de ver a imagam..quando apqerto N aparece a janela,,fui no menu "DISPLAY" e tava marcado a "ONLY RENDER" , assim que eu desmarquei apareceu na hora..aqui foi assim boa sorte a todos que tao iniciando no blender...!!
ResponderExcluirO "Only Render", por padrão, fica desativado. A ativação dessa opção não influi em nada para o desaparecimento do background. Pelo menos não na versão 2.66a... Mas, na dúvida, desmarquem ela! :)
ExcluirMuito obrigado, valeu demais.
ResponderExcluirvaldemar
esse tutorial, ajudou bastante. obrigado
ResponderExcluirnão me ajudou meu blender é o 2.69 ou 2.68
ResponderExcluirO esquema é basicamente o mesmo para qualquer versão do Blender a partir da 2.5x
ExcluirQuando eu aperto a tecla 5, muda apenas o layer. A imagem não aparece meeesmo. É a versão 2.69.
ExcluirQuando você acessa o painel lateral direito (N), você deve marcar a opção background Images e buscar a imagem. O Blender, por padrão, inicia em Perspectiva, e pra mudar para Ortográfica é preciso pressionar a tecla de atalho, que no caso é a tecla 5. Depois disso é só escolher um dos ângulos principais de visão, que são 1, 3 e 7, ou seus lados inversos (Ctrl + 1, 3 ou 7). Se a opção Background Image não estiver marcada, a imagem não vai aparecer; se a imagem foi numa extensão diferente das comuns (te recomendo usar .jpg ou .png) ela pode também não aparecer.
ExcluirQualquer dúvida, continue nos comentários. Obrigado!
oi eu estou usando a versão 2.69 e não estou conseguindo achar a função background
ResponderExcluirPara o Blender 2.69 o esquema para inserir background é praticamente o mesmo!
Excluiroi cara sera que vc pode me dar uma ajuda ? entao existe alguma forma no blender ou com outro programa de fazer um wireframe da imagem tentei varias vezes fazer o modelo apenas do background mas ficou uma porcaria...
ResponderExcluirVocê quer transformar uma imagem num esquema parecido com blueprints? Talvez com Photoshop você consiga algo, deixando a imagem do traços de desenho. Você pode também usar CorelDRAW ou Adobe AI pra criar os vetores.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirconsegui muito obrigado pela ajuda !!
ResponderExcluircara, o meu n tá dando de jeito nenhum, o jeito que eu quero renderizar não é nesse modo de visão, alguem me ajuda?
ResponderExcluirDesculpa, mas eu não entendi a tua pergunta...
Excluirdá hora ajudou muito nas modelagens
ResponderExcluirQue bom! Obrigado por visitar o blog! :)
ExcluirOlá pessoal. Estou a usar a versão Blender 2.70. Já não mexia há algum tempo no programa e estou com dificuldade em perceber porque é que a cada vez que tento importar uma imagem para o meu environment, ela fica com um efeito de twirl. queria usar uma imagem de fundo eutilizar uma porção dela apenas mas toda a imagem fica torta. Alguma sugestão? Obrigado :)
ResponderExcluirVocê deve estar se referindo à textura de World, certo? Se for, em Mapping não use AngMap, mas View ou Global.
ExcluirMas, se for mesmo como imagens de referência como explica o tutorial, isso é impossível, porque tais configurações não existem lá.
Vj Pacheco eu estou usando a Versao 2.74, eu entendi muito bem e gostei do torturial mas estou tendo uma dificuldade, eu coloco a imagens mais mesmo assim nao aparece eu ate segui as intrusçoes dela por favor pode me ajuda com isso?
ExcluirTambem não consegui
ExcluirBasicamente a imagem de fundo para referência de modelagem só aparece no modo Ortográfico, por isso tem que alternar no atalho 5. E as imagens preferencialmente sendo jpg ou png :)
Excluirola... eu faço passo a passo mais nao aparece a imagem to usando o 2.71 oq faço ?
ResponderExcluirnotebook windows 8.1
Vídeo, no 2.69 também deu certo. Ok. Valeu!!!
ResponderExcluirnão estou conseguindo colocar a imagem no atalho 5 porque sera
ResponderExcluirestou fazendo um carro e a imagem lateral direita não esta entrando
eu faço como o tutorial diz mais a imagem nao aparece, nem se aperta 5, nem se eu colocar all views, ela nao aparece em lugar nenhum, o que eu faço ?
ResponderExcluirMinha imagem n abre já botei em add escolhi e botei em open mas n abre a imagem
ResponderExcluirMeu Blender 2.79a para mac a imagem não aparece. ;(
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluircomo modelar usando apenas 1 lado do blue print?(somente a frente da foto)
como modelar usando apenas 1 lado do blue print?(somente a frente da foto)
ResponderExcluirEu uso o Artcam tipo parta quebrar o galho, depois salvo em obj e abro no Zbrush...
ResponderExcluirqueria fazer direto porem, usando (somente a frente da foto)