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Adicionar Imagem de Fundo no Blender

[ATUALIZADO EM 13/03/2014]

OBS: Imagem de Fundo é usada geralmente com Blueprints, para auxiliar na modelagem de um determinado objeto. Se você está tentando colocar uma imagem atrás de um cenário, por favor, insira um objeto, e dê a ele uma textura com uma imagem. Para saber como clique aqui.

Continuando....

Quando eu iniciei com o Blender ele estava na versão 2.57, foi maior dor de cabeça até descobrir como colocar uma imagem de fundo para uma modelagem de rosto, por exemplo. Então pesquisei, e achei um video no youtube que tirou minhas dúvidas, e resolvi fazer um tutorial completo, aqui, no BlenderUP, espero que gostem ^^.



Primeiramente, entenda que o Blender possui dois modos de visão, Ortográfico e Perspectiva, e que imagens em background no Blender só são visualizadas no modo Ortográfico nos ângulos de visão frontal (1), lateral (3) e topo (7), ou seus lados invertidos (Ctrl + 1, 3, ou 7). A tecla 5 é o atalho para alternar entre esses modos.

O atalho N abre o painel lateral direito onde se encontra a opção "Background Images".

Clique na imagem para ampliar

Marcamos a opção "Background Images", clicamos em "Add Image", se o "Not Set" estiver fechado então expandimos ele, e clicamos em "Open", e então buscamos a imagem desejada.


Você pode abrir dois quadros e então adicionar uma imagem frontal para um, e a imagem lateral para outro.

Clique na imagem para ampliar

Nas configurações da imagem temos o controle da opacidade, o tamanho (Size), e a posição da imagem em X (para os lados) e Y (para cima e para baixo).

Recomendo usarem imagens com extensões .JPEG (.JPG) e .PNG. Ou .TIF.

Pronto, está aí o tutorial completo de como adicionar uma imagem de fundo no Blender 2.5 até 2.7x ^^.

Por favor, se você curtiu este tutorial, não deixe de comentar, isso eh muito importante para o desenvolvimento do site, ok. t+



37 comentários:

  1. Vlw! amigão ajudo mt parabens pela organizção ae

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  2. não dá pra colocar tipo uma espada essas coisas assim???

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    1. Dá sim. Você pode colocar qualquer imagem que queira modelar XD

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  3. Muito bom o tutorial! isso é muito útil pra modelagem parabéns!

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  4. ótimo tutorial mas quando eu faço aperto no teclado numérico não acontece nada e por isso a imagem não aparece...alguém pode me ajudar?

    Observação eu estou usando o blender 2.60 portable

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    1. Olá Gustavo, a tecla 5 é apenas para mudar entre Ortho e Perspectiva.
      Imagem de fundo no blender só funciona no modo Ortho. Se você estiver nesse modo, e usar, por exemplo 1, que é a visão frontal, a imagem vai aparecer. O mesmo acontece pressionando 3 (visão lateral) e 7 (visão do topo).

      Eu nunca usei Blender portable, por isso não sei dizer se seria isso a causa de você não conseguir ver a imagem :/

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  5. Obrigado cara, eu consegui eu só tive que mudar para Ortho manualmente.Parabéns pelo blog e pelos tutoriais

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    1. É isso ae. Vlw bro! Qualquer dúvida é só perguntar XD

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  6. muito obrigado, você me salvou. Já fazia 1 hora que eu procurava onde fazer isso e os videos do you Tube não eram tão explicativos assim... Mas seu tutorial me ensinou, e então já estou um passo mais a frente. Detalhe: Sou iniciante... Agora só preciso saber como modificar o cubo e como editá-lo kkkkkkkk vlw

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    1. Trabalhar com a malha é muito divertido. Dá pra fazer milagre usando um cubo XD. Use bastante os atalhos, isso facilita imensamente teu trabalho. ^^

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  7. Estou usando a versão 2.65...segui o passo a passo e não aparece a imagem, o que pode estar errado.

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    1. Talvez a imagem tenha extensão ou tamanho errados; se for extensão, tente usar apenas imagens .jpg, .png ou .tif... e se for pelo tamanho, altere a configuração do "Size" pra aumentar o tamanho dela no background. Lembrando ainda, que é preciso estar em "Ortho" e com uma visão definida (1- frontal ou 3- lateral).

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    2. Obrigado pelas dicas, agora deu certo.
      Valeu

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  8. Não consigo! Estou com a versão 2.48. Clico no N e não aparece a janela lateral com as opções, ao invés disso aparece uma outra janela menor, com os dizeres Propr Tranformação, logo embaixo tem 'Cube' e vários códigos... mas nenhum deles leva a janela blackgraund, no extremo de baixo tem o item 'link scale', que também não leva a nada.
    O que eu tenho que fazer?

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    1. Olá Cicio Bonneges.
      Nas versões 2.4x do Blender você não precisa pressionar "N" para acessar nenhum painel. Simplesmente clique em "View" e marque a opção "Background", então vc vai em "Load" e procura a imagem .JPG ou .PNG... O restante pode seguir pelo tutorial acima :)

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  9. tava com o mesmo problema ..quando tava pra desistir eu achei o que no meu caso tava me impedindo de ver a imagam..quando apqerto N aparece a janela,,fui no menu "DISPLAY" e tava marcado a "ONLY RENDER" , assim que eu desmarquei apareceu na hora..aqui foi assim boa sorte a todos que tao iniciando no blender...!!

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    1. O "Only Render", por padrão, fica desativado. A ativação dessa opção não influi em nada para o desaparecimento do background. Pelo menos não na versão 2.66a... Mas, na dúvida, desmarquem ela! :)

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  10. Muito obrigado, valeu demais.
    valdemar

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  11. esse tutorial, ajudou bastante. obrigado

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  12. não me ajudou meu blender é o 2.69 ou 2.68

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    1. O esquema é basicamente o mesmo para qualquer versão do Blender a partir da 2.5x

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    2. Quando eu aperto a tecla 5, muda apenas o layer. A imagem não aparece meeesmo. É a versão 2.69.

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    3. Quando você acessa o painel lateral direito (N), você deve marcar a opção background Images e buscar a imagem. O Blender, por padrão, inicia em Perspectiva, e pra mudar para Ortográfica é preciso pressionar a tecla de atalho, que no caso é a tecla 5. Depois disso é só escolher um dos ângulos principais de visão, que são 1, 3 e 7, ou seus lados inversos (Ctrl + 1, 3 ou 7). Se a opção Background Image não estiver marcada, a imagem não vai aparecer; se a imagem foi numa extensão diferente das comuns (te recomendo usar .jpg ou .png) ela pode também não aparecer.

      Qualquer dúvida, continue nos comentários. Obrigado!

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  13. oi eu estou usando a versão 2.69 e não estou conseguindo achar a função background

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    1. Para o Blender 2.69 o esquema para inserir background é praticamente o mesmo!

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  14. oi cara sera que vc pode me dar uma ajuda ? entao existe alguma forma no blender ou com outro programa de fazer um wireframe da imagem tentei varias vezes fazer o modelo apenas do background mas ficou uma porcaria...

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    1. Você quer transformar uma imagem num esquema parecido com blueprints? Talvez com Photoshop você consiga algo, deixando a imagem do traços de desenho. Você pode também usar CorelDRAW ou Adobe AI pra criar os vetores.

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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  16. consegui muito obrigado pela ajuda !!

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  17. cara, o meu n tá dando de jeito nenhum, o jeito que eu quero renderizar não é nesse modo de visão, alguem me ajuda?

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    1. Desculpa, mas eu não entendi a tua pergunta...

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  18. dá hora ajudou muito nas modelagens

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    1. Que bom! Obrigado por visitar o blog! :)

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  19. Olá pessoal. Estou a usar a versão Blender 2.70. Já não mexia há algum tempo no programa e estou com dificuldade em perceber porque é que a cada vez que tento importar uma imagem para o meu environment, ela fica com um efeito de twirl. queria usar uma imagem de fundo eutilizar uma porção dela apenas mas toda a imagem fica torta. Alguma sugestão? Obrigado :)

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    1. Você deve estar se referindo à textura de World, certo? Se for, em Mapping não use AngMap, mas View ou Global.

      Mas, se for mesmo como imagens de referência como explica o tutorial, isso é impossível, porque tais configurações não existem lá.

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  20. ola... eu faço passo a passo mais nao aparece a imagem to usando o 2.71 oq faço ?
    notebook windows 8.1

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