Certa vez postei um video no Youtube chamado "Auto-análise - modelando rosto feminino no Blender 2.58" (video esse que não mais existe) e recebi uma crÃtica interessante e que me incentivou a pesquisar sobre o assunto TOPOLOGIA FACIAL.
Quando eu resolvi modelar o tal rosto, nem me importei com a topologia, comecei pela boca e fui modelando até tomar aquela forma, mas eu tinha uma noção de topologia sim, só não me preocupei com isso...
Resolvi então pesquisar na net algumas coisas relacionadas, e achei um monte....
Comecei por este fórum: http://sinapse.forumeiros.com/t15-topologias-faciais-e-bustos. Tem algumas referências realmente importantes lá....
Passei pelo Allan Brito: http://www.allanbrito.com/2008/08/30/tutoriais-de-modelagem-3d-como-organizar-e-melhorar-a-topologia-em-modelos-3d/.
E cheguei neste site: http://www.phungdinhdung.com/Studies_paper/Realistic_face_modeling.shtm. O conteúdo está em inglês, mas é bem útil e de fácil entendimento...
No final, acabei entendendo: planeje a topologia do rosto antes de começar a modelagem no Blender. Isso realmente poupa tempo. ^^ flw!!!