Grupos

Blender Game Engine (Brasil)

Blender Vício

BLENDER PARA INICIANTES - PARTE 1

Clique na imagem para ampliar
Olá pessoal, daremos início a partir de agora a uma série de tutoriais para iniciantes em Blender.

A versão usada aqui será a 2.6x, mas esses tutoriais serão válidos para as versões 2.5x também.

Nessa primeira parte vamos entender a lógica do 3D, como visualizar os objetos por todos os lados, como editar esses objetos, como ajustar a câmera, e como salvar seus projetos e renderizações.


Então, mãos à obra!

Como eu vejo um objeto por todos os lados?

Bem, se você é acostumado com jogos FPS e RPG, então sabe como rotacionar o "mundo" do jogo, pra ver os personagens por todos os lados, e visualizar partes dos cenários, não é mesmo?

Clique na imagem para ampliar

Então, no Blender não é diferente. Você rotaciona o cenário segurando o SCROLL do mouse. Isso mesmo, segure o SCROLL do mouse e movimente para a esquerda, para a direita, para cima e para baixo. Não precisa ficar com o SCROLL seguro o tempo todo, vai clicando e rotacionando.

Como eu movimento esse objeto?

Exitem 3 eixos para controlar a movimentação e escala, entre outras coisas. 
Esses eixos são X e Y (horizontais), e Z (Vertical). Originalmente o eixo de X está na cor vermelha, Y está na cor verde, e Z está na cor azul.

Clique na imagem para ampliar

Portanto, com o objeto selecionado (pressiona BOTÃO DIREITO DO MOUSE), clique com BOTÃO ESQUERDO DO MOUSE para arrastar o objeto em um dos eixos escolhido. Ou seja, se eu quero levar o objeto para o eixo de X, eu seleciono o objeto e clico no eixo de X e levo ele pra um lado ou para outro lado.
Você pode também usar atalhos se não quiser clicar nos eixos. É só pressionar X, Y ou Z no teclado.

Como eu adiciono outro tipo de objeto. Esse cubo não é o que eu quero!

De dois modos: Add > Mesh, ou usando o atalho SHIFT + A no EDIT MODE. 

Clique na imagem para ampliar

Então é só escolher um dos objetos padrões, como o Plane, Circle, Cone, Cylinder, Icosphere, entre outros.

Como eu edito um objeto?

Basicamente, trabalhamos no modo de edição (EDIT MODE) e modo de objeto (OBJECT MODE), e os atalhos para se alternar entre eles é TAB. Isso mesmo, pressione TAB e você vai alternar entre esses dois modos principais!

Para editar um objeto, você deve estar em EDIT MODE. Nesse modo, você vai notar que a malha (MESH) do objeto possui pontos, linhas e faces (VERTEX, EDGE e FACE) Ou seja, todo objeto, independentemente da complexidade dele, sempre vai ter pontos, linhas e faces.

Clique na imagem para ampliar

Um atalho usado para acessar alguma dessas partes é CTRL + TAB. Pressione CTRL + TAB e vai aparecer uma lista pra escolher uma das partes do objeto a qual você quer mexer. É só clicar em uma das 3 opções.

Para selecionar um vértice do objeto, por exemplo, clica nesse vértice com o botão direito do mouse. Para selecionar faces e lados, é a mesma coisa: BOTÃO DIREITO DO MOUSE.

"Quero criar um rosto humano! Vou modelar um carro e um avião!"
OPS! STOP! NADA DE COISAS COMPLICADAS, OK.

Iniciantes devem começar do começo. Portanto, nada de coisas complicadas como criação de personagens! Comece criando coisas básicas, como objetos do tipo xícaras, pratos, copos, bolas, cadeiras, mesas... Esse tipo de coisa... Até que você entenda perfeitamente como trabalhar com a malha (MESH).

Como eu salvo meus projetos?

Você pode ir até File > Save..., ou usar o atalho CTRL + S. Nunca esqueça de salvar teu projeto.

Como eu salvo uma imagem do meu objeto que eu modelei?

Primeiramente vamos RENDERIZAR a cena, ou seja, criar uma imagem final. Vamos renderizar pressionando f12. Aguarde alguns instantes e a imagem final vai ser formada.

Clique na imagem para ampliar

Feito isso, vá em Image > Save as Image, ou simplesmente pressione f3 e escolha o local pra salvá-la.

Mas, o objeto não tá numa posição muito boa, o enquadramento tá horrível, e a iluminação pior ainda... como eu melhoro isso?

Exite câmera e luz no cenário. Você só pode enxergar a renderização se houver uma câmera, e também se o ambiente estiver iluminado. A luz padrão já tem uma iluminação boa, vamos então melhorar o enquadramento do objeto pela câmera:

Escolha uma visão legal pro seu objeto, rotacionando o mundo com o mouse mesmo...
Então pressione CTRL + ALT + 0. Isso vai levar posicionar a câmera no ângulo que você escolheu. Talvez o objeto esteja muito próximo ou muito afastado. Note que formou-se um quadrado ao redor do objeto. É a câmera. 

Clique na imagem para ampliar

Você só pode selecionar a câmera se estiver no OBJECT MODE. Portanto, pressione TAB se ainda não estiver nesse modo. E quando estiver nele, clique na borda da câmera com botão direito do mouse, e arraste para a direita ou esquerda, para cima ou para baixo, sem soltar o botão, e quando estiver no enquadramento adequado, ainda sem soltar o botão direito, clique com o botão esquerdo para posicionar a câmera.
Clique novamente com o botão direito e arraste um pouco, então pressione o SCROLL do mouse para dar um zoom, caso precise: com o SCROLL pressionado leve o mouse para cima ou para baixo, até que o objeto esteja num ZOOM adequado.

Pronto. Agora que você já conhece como movimentar os objetos, como selecionar as partes dele, como alternar entre EDIT MODE  e OBJECT MODE, e como ajustar a câmera para uma boa imagem final, fique à vontade para treinar tudo isso até estar ciente do que consegue fazer. 

Não se esqueça: A persistência leva à perfeição!

15 comentários:

  1. Muito bom! Já utilizo o blender ha algum tempo, mas essa do Ctrl+Alt+0 matou a pau!! hehe

    ResponderExcluir
  2. Estou entrando nesse mundo...simples e objetivo

    ResponderExcluir
  3. Acabei de chegar ao mundo Blender e gostei muito do tutorial... Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu só estou tendo um pouco de dificuldade na rotação e no zoom, pq eu tenho um notebook e portanto, o mouse não tem o botão de scroll. Por acaso vcs podem me ajudar com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode configurar os atalhos de teclado para notebook em File > User Preferences > Input:

      Veja:

      http://blendereffects.blogspot.com.br/2011/03/como-faco-para-usar-o-blender-com.html

      http://www.youtube.com/watch?v=yrG9EMPk79w

      Obrigado por visitar o Blender UP!

      Excluir
  5. Eu não tô conseguindo nem abrir o PROGRAMA ainda! :D - alguém me ajuda?
    Baixei a versão 2.73 e instalei em meu notbook (windows 64 bits)
    Aparece uma tela do DOS e apenas pisca a abertura do Blender... fecha logo após!... hahahaa... Alguém me salva?

    Grato!

    ResponderExcluir
  6. Oi alguem podi me ajudar no brender 2.74 é só uma pergunta eu nao to achando o atalho do comando de voutar tipo assim fis um erro no abjeto quero. Voutar c aguem poder me ajudar eu agradesso muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc digitar Ctrl+z ira voltar,mas caso vc tenha fechado seu blender,qnd abrir dnv digita Ctrl + Alt + z que ele vaii te mostra o Histórico de td oq vc mecheu,você podera retroceder ou adiantar.

      Excluir
  7. Alguem sabe de um tutorial em imagen pq minha net é ruim XD de como faser animação nos perssonagen (faser eles mecherem partes do corpo) verssão do blender 2.66 ou algo proximo dessa.

    ResponderExcluir
  8. tem um modo de movimentar a câmera como se estivesse em primeira pessoa e andar com ela no cenário parando onde quiser, eu sabia este comando mas como fiquei quase um ano sem mexer esqueci, se alguém souber e poder me ajudar.

    ResponderExcluir
  9. Valeu pelo material, muito legal.
    Gostaria de acessar a parte 2
    como faço

    ResponderExcluir
  10. Também gostaria de ser adicionado em grupos de Blender ...

    ResponderExcluir