Grupos

Blender Game Engine (Brasil)

Blender Vício

Mapeamento e Texturização UV

Ae pessoal, muita gente tem dificuldade em entender o processo de mapeamento UV (texturização UV, como muitos falam) mas é algo bastante simples, que requer apenas um certo nível de atenção aos detalhes e paciência para editar imagens.

Bom, primeiramente vocês precisam entender o porquê do mapeamento UV e a importância dessa técnica.
Basicamente, o que precisamos fazer é "tirar o couro" do objeto. Isso mesmo, imaginem uma laranja que precisa ser descascada. É exatamente isso: vamos descascar o objeto, com cortes precisos e necessários (não transforme a malha em picadinho, isso só complicaria as coisas). Então pegar essa "casca" e colocar uma imagem por cima.
 
Nessa representação vocês podem ter uma perfeita ideia do que é um mapeamento UV.

Então vocês podem até se perguntar: "Mas pra jogar uma imagem sobre o objeto eu posso apenas aplicar uma textura e buscar a imagem." É... mas desse jeito vocês não teriam o controle sobre a imagem, e ela sempre apresentaria falhas.
 Esferas com e sem textura UV. Ou seja, o mapeamento UV nos dá um controle total sobre a textura que vai ser aplicada sobre o objeto. Isso torna nossos trabalhos bem mais realistas. A primeira coisa a se fazer é demarcar onde serão os cortes da malha. E pra isso devemos selecionar os Edges certos.

Depois disso pressionamos Ctrl + E e clicamos em Mark Seam.

 
Agora precisamos abrir a malha. Mude para seleção de vertices e, precione A para selecionar todos e então pressione U para abrir o menu do Mapeamento UV, então escolha Unwrap. o Unwrap é o método mais confiável pra esse tipo de trabalho. Ele abre a malha, considerando toda a topologia do objeto, de modo mais claro e prático.
 
Mude a janela para UV/image editor, porque é por lá que vamos salvar o mapa UV e editar ele com Gimp, Photoshop, ou qualquer outro editor de imagem que tivermos. Clique em Export UV Layout para salvar o mapa UV numa imagem .png.
 

OBS: Não vou deixar explicado aqui a parte de edição da imagem. Isso fica por conta de vocês. Busquem tutoriais de Photoshop sobre como trabalhar com camadas e tal Bem, depois da imagem devidamente editada e salva, vamos abri-la no UV/image editor.

 

Depois vamos nas configurações do material e adicionamos uma textura do tipo Image or movie. Buscamos a imagem criada/editada, mudamos as coordenadas do Mapping para UV, buscamos logo abaixo o mapa UV, depois mudamos, no 3D view, o Viewport Shading para Texture, assim conseguimos visualizar a textura aplicada.

 

Depois é só renderizar e ver o resultado.

 

"Lembrando que vocês podem editar a textura no Texture Paint, caso precise de algum retoque. lembrando também que, se editarem no Texture Paint, devem salvar a imagem depois e buscar, ou atualizar ela novamente nas configurações da textura do material, senão as configurações se perdem."
Valeu pessoal, espero que esse tutorial lhes ajude a melhorar cada vez mais no Blender.

E se vocês gostaram desse tutorial, por favor deixem comentários, isso é importantíssimo para o desenvolvimento do site.

E votem nas enquetes, é de lá que eu tenho a base certa para criar novos tutoriais :)

9 comentários:

  1. Eu já conhecia essa técnica. Mas ainda não tinha encontrado tutoriais em portugues abordando ela.

    ResponderExcluir
  2. Bom tutorial. Há algum ensinando como editar a malha depois de aberta? Tipo escalonar os pontos que quero que tenha mais detalhes, etc...?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, até o momento não! Em breve, talvez!

      Excluir
  3. meu personagem nao fica texturizado quando eu testo o jogo, se alguem puder me ajudar
    e tambem nao aparece singleline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está testando o jogo no próprio Blender ou já exportou para runtime?

      Se for no Blender, verifique se na aba Mapping da textura as Coordenadas estão para UV e se o Layer tem o mapa selecionado. Se estiver tudo OK e mesmo assim não funcionar, mude o display do 3D View para Textured, e teste o jogo.

      Já para o arquivo runtime, quando a textura não aparecer, significa que ela precisa ser fixada nos arquivos. Pra isso tente File > External Data > Pack into .blend files e salve novamente o runtime.

      E não esqueça de sempre salvar as texturas, caso contrário elas não irão funcionar.

      Excluir
  4. se alguem puder me ajudar mande a resposta para o meu e-mail
    flp.general@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. No meu mapping coordinates não aparece uv, como resolvo?

    ResponderExcluir
  6. quando eu renderizo não aparece a textura ;-;

    ResponderExcluir
  7. Também sou fã de blender estou aprendendo criar caminhão

    ResponderExcluir