Ae pessoal, muita gente tem dificuldade em entender o processo de mapeamento UV (texturização UV, como muitos falam) mas é algo bastante simples, que requer apenas um certo nível de atenção aos detalhes e paciência para editar imagens.
Bom, primeiramente vocês precisam entender o porquê do mapeamento UV e a importância dessa técnica.
Basicamente, o que precisamos fazer é "tirar o couro" do objeto. Isso mesmo, imaginem uma laranja que precisa ser descascada. É exatamente isso: vamos descascar o objeto, com cortes precisos e necessários (não transforme a malha em picadinho, isso só complicaria as coisas). Então pegar essa "casca" e colocar uma imagem por cima.
Nessa representação vocês podem ter uma perfeita ideia do que é um mapeamento UV.
Então vocês podem até se perguntar: "Mas pra jogar uma imagem sobre o objeto eu posso apenas aplicar uma textura e buscar a imagem." É... mas desse jeito vocês não teriam o controle sobre a imagem, e ela sempre apresentaria falhas.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhP5oC5_5JrWE_-onoJRw6AXwPmprp6deZvN-bda9CfEoJmC4sgJeO2DK_2Tr5BEzsZ_dx_KMg0-60qXAPisDWo1M9jItwHPNK3f63Sg0TF-OetYmeslOWaDBLEiekjn5LdvcTVlneswLo/s400/UV_mapping_checkered_sphere.png)
Esferas com e sem textura UV. Ou seja, o mapeamento UV nos dá um controle total sobre a textura que vai ser aplicada sobre o objeto. Isso torna nossos trabalhos bem mais realistas. A primeira coisa a se fazer é demarcar onde serão os cortes da malha. E pra isso devemos selecionar os Edges certos.
Depois disso pressionamos Ctrl + E e clicamos em Mark Seam.
Agora precisamos abrir a malha. Mude para seleção de vertices e, precione A para selecionar todos e então pressione U para abrir o menu do Mapeamento UV, então escolha Unwrap. o Unwrap é o método mais confiável pra esse tipo de trabalho. Ele abre a malha, considerando toda a topologia do objeto, de modo mais claro e prático.
Mude a janela para UV/image editor, porque é por lá que vamos salvar o mapa UV e editar ele com Gimp, Photoshop, ou qualquer outro editor de imagem que tivermos. Clique em Export UV Layout para salvar o mapa UV numa imagem .png.
OBS: Não vou deixar explicado aqui a parte de edição da imagem. Isso fica por conta de vocês. Busquem tutoriais de Photoshop sobre como trabalhar com camadas e tal Bem, depois da imagem devidamente editada e salva, vamos abri-la no UV/image editor.
Depois vamos nas configurações do material e adicionamos uma textura do tipo Image or movie. Buscamos a imagem criada/editada, mudamos as coordenadas do Mapping para UV, buscamos logo abaixo o mapa UV, depois mudamos, no 3D view, o Viewport Shading para Texture, assim conseguimos visualizar a textura aplicada.
Depois é só renderizar e ver o resultado.
"Lembrando que vocês podem editar a textura no Texture Paint, caso precise de algum retoque. lembrando também que, se editarem no Texture Paint, devem salvar a imagem depois e buscar, ou atualizar ela novamente nas configurações da textura do material, senão as configurações se perdem."
Valeu pessoal, espero que esse tutorial lhes ajude a melhorar cada vez mais no Blender.
E se vocês gostaram desse tutorial, por favor deixem comentários, isso é importantíssimo para o desenvolvimento do site.
E votem nas enquetes, é de lá que eu tenho a base certa para criar novos tutoriais :)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwO52_mCSd-ojVfKHrDTNwza4yt6KN6YodHpvRse5Sx8mKi9UNnYXAi0XFC8oH7vNtyS7UrCPDTMlA-8cV1qk2c0TwqD3AkBih7c36IA-Fr8VqtgJkfMVyjG6xjDYoqbJlDWR7veMIRm8/s400/untitled.png)
Bom, primeiramente vocês precisam entender o porquê do mapeamento UV e a importância dessa técnica.
Basicamente, o que precisamos fazer é "tirar o couro" do objeto. Isso mesmo, imaginem uma laranja que precisa ser descascada. É exatamente isso: vamos descascar o objeto, com cortes precisos e necessários (não transforme a malha em picadinho, isso só complicaria as coisas). Então pegar essa "casca" e colocar uma imagem por cima.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTNlY8OlYBQPPwgW7XGwah-f3xksGFUrObw4T-T6pTMaZxuTRIKnO40iUk2avpUEDgiy3fxKcnjJM0Oa30TPgOpGQmhYz3xDyuGScOrjkweZ9R3KrOKUJ76XZOTnVJkKuBHdIIYNcq63I/s400/800px-Cube_Representative_UV_Unwrapping.png)
Nessa representação vocês podem ter uma perfeita ideia do que é um mapeamento UV.
Então vocês podem até se perguntar: "Mas pra jogar uma imagem sobre o objeto eu posso apenas aplicar uma textura e buscar a imagem." É... mas desse jeito vocês não teriam o controle sobre a imagem, e ela sempre apresentaria falhas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhP5oC5_5JrWE_-onoJRw6AXwPmprp6deZvN-bda9CfEoJmC4sgJeO2DK_2Tr5BEzsZ_dx_KMg0-60qXAPisDWo1M9jItwHPNK3f63Sg0TF-OetYmeslOWaDBLEiekjn5LdvcTVlneswLo/s400/UV_mapping_checkered_sphere.png)
Esferas com e sem textura UV. Ou seja, o mapeamento UV nos dá um controle total sobre a textura que vai ser aplicada sobre o objeto. Isso torna nossos trabalhos bem mais realistas. A primeira coisa a se fazer é demarcar onde serão os cortes da malha. E pra isso devemos selecionar os Edges certos.
Depois disso pressionamos Ctrl + E e clicamos em Mark Seam.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiV9eg7dLUWP4HbTgVd36dGySP2nMhf07XrQ0E0rqKYlBRlWcDc4HT1h5EKoC1EENZOxJNXYvGW7oMj9XdVwH4xvYsIGiFXKv6i_UvVl9k2phvgeP3FQRFQkA-M1ylQ3tjmVQDi_rs1azU/s400/UV-4.png)
Agora precisamos abrir a malha. Mude para seleção de vertices e, precione A para selecionar todos e então pressione U para abrir o menu do Mapeamento UV, então escolha Unwrap. o Unwrap é o método mais confiável pra esse tipo de trabalho. Ele abre a malha, considerando toda a topologia do objeto, de modo mais claro e prático.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieNA_F5Jac36RW6y29QpwrSyoQffNiZPJN5Tfts9RhvxW6qJFEaf4qby7mQdwVzykxvfNDcRmT4kB_cOxKStzwC8KSuD_w-Pm6MgqDH8Bi6uanC_Js0qrsZno4FsNKT5xO8fr1WA7mOOk/s400/UV-3.png)
Mude a janela para UV/image editor, porque é por lá que vamos salvar o mapa UV e editar ele com Gimp, Photoshop, ou qualquer outro editor de imagem que tivermos. Clique em Export UV Layout para salvar o mapa UV numa imagem .png.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVJcu43aCLivuLXgnwlfN7CvAEDBhagPvKUUG45GbdHITR0VlFTGhckrgiC6j00uKGu_dv9MtGHrUvos5eB33MvcugySOy8kT7xC_Py9Iy-4fTHH5u7vj7tDHraM0G49wiXMeZWqSUpq4/s320/UV-2.png)
OBS: Não vou deixar explicado aqui a parte de edição da imagem. Isso fica por conta de vocês. Busquem tutoriais de Photoshop sobre como trabalhar com camadas e tal Bem, depois da imagem devidamente editada e salva, vamos abri-la no UV/image editor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkJ0bWKcL8sZGeDSpFzRd4WlIXQqhRfBnW8_K-JqKIoxbDnGNJFSgePCagQLFXj8qMhWdFad1etQ-hfTfxK4jZxGYEe0mpa9SXXZ5fJQMNxwA24qR3UBiRxOX_exMcWbCpyxsa6Cm8kJw/s320/UV-1.png)
Depois vamos nas configurações do material e adicionamos uma textura do tipo Image or movie. Buscamos a imagem criada/editada, mudamos as coordenadas do Mapping para UV, buscamos logo abaixo o mapa UV, depois mudamos, no 3D view, o Viewport Shading para Texture, assim conseguimos visualizar a textura aplicada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiC5HWtmjsu0RGJBOhLJQm_jfWfvYS9waGAfBbPUylum-e362dQqgT-pP4G4v31Me3vxCdy9TRpYpTOymUOh-HWF8SKt7IvJDyPMuR0ETPy2OPr4f0WarpLnccqYUkkgLHWB23LncuZB7A/s400/UV-5.png)
Depois é só renderizar e ver o resultado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhG8hx1FmXRZBE-QGIcfjLD9Yk52kw0Iuk1Jw_QjQGC4dq3QsyHUhFqXs5IqqZQmdyU85lRtsbNXjOzP4MBq-Ug7lRH0H_2oDm9ORG9yvXFu4vgjCofgesm8ip53qp6_V4fzzqC6N8yyDI/s400/untitled.png)
"Lembrando que vocês podem editar a textura no Texture Paint, caso precise de algum retoque. lembrando também que, se editarem no Texture Paint, devem salvar a imagem depois e buscar, ou atualizar ela novamente nas configurações da textura do material, senão as configurações se perdem."
Valeu pessoal, espero que esse tutorial lhes ajude a melhorar cada vez mais no Blender.
E se vocês gostaram desse tutorial, por favor deixem comentários, isso é importantíssimo para o desenvolvimento do site.
E votem nas enquetes, é de lá que eu tenho a base certa para criar novos tutoriais :)