quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Salvando a renderização com fundo transparente

[ATUALIZADO EM 31/03/2013]

Uma coisa muito útil é uma imagem com fundo transparente, a qual pode ser usada em editores de imagens para serem trabalhadas junto com outras... O render interno do Blender tem uma opção de salvar a imagem PNG com fundo transparente, chamada RGBA (Red, Green, Blue e Alpha channel).


O processo é bem simples: Escolha o tipo PNG para a imagem, depois marque, logo na frente, a opção RGBA. 


Nas versões atuais do Blender 2.66 é preciso também alterar o Alpha de "Sky" para "Transparent", na opção do Shading:



Depois é só salvar a imagem normalmente (F3). E o resultado é como o da imagem abaixo  ^^.


Qualquer dúvida, deixe um comentário! XD

9 comentários:

  1. como salvar uma animação com o fundo transparente?

    ResponderExcluir
  2. Até aonde eu sei, não tem como salvar animação no Blender com fundo transparente. Mas você pode fazer um tipo "stop motion" usando as imagens geradas pelo modo RGBA, unindo-as depois em algum programa que permita esse trabalho, quem sabe em .Gif

    ResponderExcluir
  3. luciano dos anjos8 de abril de 2013 14:40

    olá!

    No meu menu de shading não aparece a opção de Alpha. Tenho que configurar alguma coisa na mão?

    obrigado.

    ResponderExcluir
  4. luciano dos anjos8 de abril de 2013 14:51

    reinstalei o programa e consegui o menu de volta! obrigado pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a opção Alpha só aparece na versão atual (2.66). Obrigado por visitar o BlenderUP XD

      Excluir
  5. Uhhh, valeu pelo tutorial, agradeço muito ...
    Desde que descobrir o Blender, minha vida mudou na área da Computação Gráfica.
    Muito obrigado! XD!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se existe uma possibilidade de renderizar automaticamente em sequência imagens em PNG, como acontece no caso de outros programas como o 3D MAX STUDIO.
    Agradeço a iniciativa e desejo todo o sucesso ao seu site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio, tem sim! Basta que configure a saída para PNG na aba Render e use Ctrl + F12 para renderizar a animação ou pressione "Animation". Dessa forma toda a animação será gerada em sequência de imagens :)

      Excluir