Grupos

Blender Game Engine (Brasil)

Blender Vício

Aplicando cores em objetos

[ATUALIZADO EM 11/10/2012]

Aplicar cores em objetos no Blender não é difícil, pelo contrário, é uma das tarefas mais basicas que existem.

Clique na imagem para ampliar.

Primeiramente, devemos notar que, CORES são aplicadas a MATERIAIS.
Um objeto pode ter varios materiais, já que um material é, basicamente, um grupo de faces. E, um objeto poderá ter várias faces, o que significa que podemos fazer uma mistura de varios materiais e cores.
Como exemplo vou usar o Cubo. Sim, ele mesmo, aquele cubo que aparece quando iniciamos o blender. Ele é um ótimo exemplo de como treinar aplicação de cores.

No EDIT MODE aperte CTRL + TAB e marque FACE. Então, selecione uma das faces do cubo.

Clique na imagem para ampliar.

Na aba de PROPRIEDADES, vá até MATERIAL, e note que já existe um material lá, mas esse é do cubo. Então, com a face selecionada, clicamos no "+" para adicionar um novo material, depois clicamos em ASSIGN, para marcar essa face como material, logo abaixo podemos nomeá-lo; eu coloquei como vermelho, já que resolvi usar essa cor para a face. E lá embaixo, em DIFUSE, escolhemos a cor.

Clique na imagem para ampliar.

Repita os mesmos passos para as outras faces, sempre criando um novo MATERIAL antes, e depois aplicando uma cor para ele. Veja um exemplo de como deve ficar:

Clique na imagem para ampliar.

Este foi um tutorial super simples, voltado principalmente para os iniciantes em Blender. Com esses passos você conseguirá aplicar cores em qualquer tipo de objeto, porque o importante são os MATERIAIS criados para as devidas cores. 

Então, é isso aí. Espero ter ajudado ^^.

Se você gostou desse tutorial, por favor deixe um comentário logo abaixo. E se quiser aprender algo que está difícl de achar em outro blog, por favor vá em Sugestões e Comentários e deixe lá o seu pedido =D.

17 comentários:

  1. Olha, o turorial apesar de simples, tem muita utilidade para iniciantes, como eu por exemplo.
    Se possivel poderia postar um tutorial mostrando como exportar imagens com fundo transparente no Blender? sempre que exporto um arquivo o fundo fica opaco, diferente de como custumo fazer no C4D.
    Desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clodi, aqui está o tutorial que você solicitou:

      Salvando / exportando uma imagem com fundo transparente.

      http://blenderup.blogspot.com/2012/01/salvando-renderizacao-com-fundo.html

      Att, vJ Pacheco

      Excluir
  2. Kara muito bom esse tutorial!Era isso que eu estava prescisando saber,pois eu fazia modelagem mas só conseguia apricar uma cor ou texturizar o objeto!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. vei voce e muito bom otimo tuturial vllw cara voce e otima legal gostei do tutu voce esplica bem me ajuda msm :D

    ResponderExcluir
  4. Ola, eu fiz um personagem e coloquei textura mas quando aperto f12 aparece cinza sem textura, alguma dica? está com cãmera e iluminação. grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Textura básica? Se for, basta escolher a imagem pro material certo. Aqui o tutorial para aplicar textura, funciona para as versões atuais do Blender também!

      http://www.blenderup.com.br/2011/06/aplicando-texturas-no-blender-255.html

      Mas, se for texturização UV, veja como fazer:

      http://www.blenderup.com.br/2013/03/mapeamento-e-texturizacao-uv.html

      Obrigado pela visita! :D

      Excluir
  5. cara eu fiz um gato mais ou menos mais eu não estou conseguindo pintar algumas partes dele!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Não consigo pintar somente a face que eu quero. Sempre pinta o objeto inteiro. Pode me auxiliar?
    Desde já agradeço,
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utilizo a versão 2.70 do blender. Grata

      Excluir
    2. Oi Andrea, tudo bem? O material precisa ser aplicado à face selecionada, na opção ASSIGN :)

      Excluir
  7. Ave muito abrigado valeu pela aula de apricar cores

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir