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Iniciante - Controlando Vértices, Edges e Faces

Para o iniciante no mundo do Blender, controlar objetos é uma tarefa extremamente complicada, principalmente no que diz respeito ao controle de suas partes. Um simples movimento de vertice gera uma tremenda dor de cabeça quando não se entende a lógica do 3D. E mesmo que as ferramentas estejam muito à vista, o iniciante nunca a enxerga. Então, vamos a algumas explicações sobre isso...

Primeiramente, vamos entender como é dividida a malha de um objeto. 

Iniciamos com o Cubo padrão, que é o melhor exemplo para as explicações abaixo. 


No Blender, uma malha é dividida em 3 partes: VÉRTICES, EDGES e FACES


O atalho para o Modo de Seleção de Malha é: CTRL + TAB, sempre no Edite Mode.


Podemos controlar essas partes usando ferramentas chamadas MANIPULADORES

São 3 tipos de Manipuladores existentes no Blender: POSIÇÃO, ROTAÇÃO e ESCALA


Cada Manipulador controla um objeto nos eixos X (horizontal), Y(horizontal) e Z(vertical).

Os botões de seleção de VERTICES, EDGES e FACES, e os Manipuladores de POSIÇÃO, ROTAÇÃO e ESCALA, se encontram na janela 3D View, na sua barra de ferramentas, nas opções Edit Mode e Objetc Mode, sendo que neste último apenas as opções de Manipulação estão presentes.


Você pode selecionar vários Vertices, Edges e Faces segurando SHIFT e clicando sobre eles com o botão direito do mouse. Pode aplicar controladores de Rotação e Escala com os atalhos R(Rotate) e S(Scale), nas direções dos eixos X, Y e Z. Pode também usar o atalho G para levar um objeto, ou parte dele selecionado, para qualquer posição desejada...

Esse foi um tutorial básico sobre como trabalhar com objetos. Qualquer dúvida, deixe um comentário!

Agora, use sua imaginação e modele <o/
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